Água azul cintilante, areia dourada, campos verdes, casas caiadas de branco, terra vermelha e um clima soalheiro é apenas um pouco do que pode encontrar na ilha mais a sul e a oriente do arquipélago dos Açores: Santa Maria.
Se esta ilha está na sua lista de desejos para as próximas férias em família, este artigo pode ser-lhe útil. Para usufruir ao máximo das férias com os seus filhos, damos-lhe cinco sugestões de atividades para realizar, em família, na ilha de Santa Maria.
1- Dê um passeio pela capital da Ilha, Vila do Porto, e aprecie a arquitetura dos edifícios do centro histórico que remontam à época da fundação do povoado desta ilha, no século XV.
Dê um toque de magia a este passeio, visitando a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, onde se deram os misteriosos acontecimentos narrados numa lenda sobre corsários franceses e um corajoso vigário.
É ainda na Vila do Porto que encontrará o Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, local de visita obrigatória, para que possa conhecer, de uma forma dinâmica e interativa, a riqueza geológica que encontrará durante os seus passeios pela ilha. Numa das Alas do Centro, a Casa dos Fósseis, poderá fazer uma viagem no tempo, a 3D, pela formação geológica da ilha. Aqui encontrará também um jogo interativo que lhe permitirá “vestir a pele” de um paleontólogo por alguns minutos. Para os seus filhos será, certamente, uma excelente oportunidade de aprender sobre geologia.
2- Com a atenção e a curiosidade já despertas para tudo o que vai encontrar na ilha, vai apreciar ainda mais um dos locais mais peculiares do arquipélago dos Açores: o Barreiro da Faneca. Conhecida por “Deserto Vermelho”, esta área de Paisagem Protegida alberga 830 hectares de solo vermelho, semidesértico e rodeado por vegetação. Se é daquelas pessoas que alia uma forte imaginação a uma vontade incontrolável de brincar, pode aproveitar este local peculiar para inventar histórias e contá-las às suas crianças.
3- Passe uma tarde ou uma manhã no Parque Florestal Fontinhas, onde encontrará um parque infantil e excelentes infraestruturas para fazer um churrasco ou piquenique com crianças, rodeados de um ambiente tranquilo e uma floresta exuberante. Se tiver oportunidade, traga para o piquenique deliciosas meloas de Santa Maria e os tradicionais Biscoitos de Orelha, confecionados na Cooperativa de Santo Espírito (que também poderá visitar e ver como são confecionados).
4- As crianças vão adorar visitar a Cascata do Aveiro, no Lugar da Maia, que, com cerca de 100 metros de altura, é uma das maiores de Portugal. Na base da cascata formou-se uma lagoa, onde vivem famílias de patos que proporcionam ao lugar um toque ainda mais agradável para adultos e crianças.
5- Visite a Aldeia dos Anjos. Logo à entrada da povoação, poderá avistar uma estátua do descobridor italiano Cristóvão Colombo, que dizem ter mandado celebrar uma missa na Ermida de Nossa Senhora dos Anjos, a mais antiga dos Açores, após o seu regresso da América.
Aproveite para se refrescar nas piscinas dos Anjos e, se aprecia, poderá jantar um excelente marisco por aqui. Ao fim do dia, construa memórias maravilhosas desfrutando, em família, do belíssimo Pôr do Sol da Baía dos Anjos. Venha conhecer os Açores com a Welcome Home e surpreenda-se!