Assim como o ciclo lunar, o ciclo menstrual tem 28 dias. A Lua é uma das formas mais antigas e eficazes de se estabelecer um calendário menstrual. Para o Ayurveda, entretanto, esse cálculo vai muito além e esclarece uma série de questões.
Na Antiguidade, acreditava-se que a grande maioria das mulheres entravam no período ao mesmo tempo, sempre sob a Lua Nova. Esse sincronismo se dava luz da Lua, uma vez que a energia elétrica ainda não havia sido inventada. A Lua também era a responsável por sincronizar toda a humanidade aos ciclos da natureza.
AYURVEDA E O PERÍODO MENSTRUAL
Em sânscrito, uma das palavras para definir menstruação é “Rajasraava”, que em tradução livre significa “fluir do rajas”. De acordo com o Ayurveda, Rajas (traduzido aqui como sangue) também se refere ao Guna Raja, uma das três energias qualitativas que determinam nosso desenvolvimento espiritual.
Isso significa que, durante o período menstrual, o corpo físico da mulher elimina todo o excesso de energia Rajásica. Essa é a energia responsável pelo movimento, pela fluidez e pela ação; pode expressar também emoções negativas como a raiva, frustração, intransigência, irritação e mudanças de humor.
Segundo o Ayurveda, podemos dividir o ciclo menstrual em quatro fases, sendo elas:
1 – SEMANA (DIAS 1 A 7)
Tendo início com o primeiro dia de menstruação, o corpo começa a aumentar os níveis de estrogênio, ao passo em que os sintomas da Tensão Pré-Menstrual perdem força. Esse é um período considerado de limpeza, onde todos os pensamentos e emoções negativas são removidos. O período é ideal para a introspecção e a reflexão sobre a vida.
2 – SEMANA (DIAS 7 A 14)
Período de pré-ovulação. Há uma grande energia sendo produzida, pois estrogênio e serotonina estão em seus melhores níveis. A mulher passa a se sentir com mais energia, disposição e procura por ação.
É uma excelente fase para desempenhar trabalhos criativos.
3 – SEMANA (DIAS 14 A 21)
A 3a semana marca a fase da ovulação, onde as mulheres estão mais inclinadas a cuidar da beleza, tratar de questões estéticas, físicas e tudo o que envolva a aparência. Este também pode ser um período vulnerável, já que existe a tendência de querer se conectar às pessoas e ao mundo ao seu redor.
É necessário ter discernimento e manter os pés no chão diante de determinadas situações.
4 – SEMANA (DIAS 21 A 28)
Na quarta semana é comum que a mulher comece a sentir os efeitos do decréscimo do estrogênio, dando espaço para o aumento da progesterona. O comportamento se torna mais introspectivo e, segundo pesquisas, os 3o e 4os períodos concentram a maior atividade do lado direito do cérebro.
Esse é o setor cerebral associado a intuição, o que faz do período o momento perfeito para seguir a própria intuição e confiar no que ela tem a dizer.
A TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL NO AYURVEDA
Podendo ocorrer em até 15 dias antes da menstruação, sempre a partir da 3a semana, a tensão pré-menstrual é marcada pelo desequilíbrio dos três Gunas (Rajas, Tamas e Sattva). Com essa transformação ocorrendo, negar o fluxo natural que te faz permanecer em introspecção pode acarretar em sentimentos de raiva, ressentimento e frustrações.
Sendo assim, prefira se alimentar com base em uma dieta que lhe traga equilíbrio aos Gunas. E de um modo geral, evitando qualquer tipo de excesso, especialmente de café, sal, chocolate e outros alimentos relacionados. Para saber mais considere marcar a sua consulta com o nosso terapeuta Ayurveda.